Neste espaço pode-se escrever as experiências boas e ruins, é uma forma de passar para os outros nossas dificuldades ao trabalharmos em um país que as Leis e Decretos ficam apenas no papel. Quando criei este blog queria tão somente desabafar a frustração de ver tantos alunos aqui em Goiânia sem intérprete de libras, provocado pelo descaso do governo, mas depois percebi que poderia fazer mais, então comecei a postar textos de pessoas que nem conheço e gostei de ter lido. Achei que compartilhando esse material estaria ajundando outras pessoas em suas pesquisas, o que eu não pensei é que teria tanto acesso em tão pouco tempo, visto que meu blog foi criado em abril de 2011. Gostaria de agradecer a todos que têm acessado este blog, e espero ter ajudado e contribuido com alguma coisa. Se você tiver um texto que possa me enviar eu o postarei, assim estará me ajudando também.(regisneia@gmail.com)

Tradizir página

Adicionar aos Favoritos

Imprimir ou Salvar em PDF

Print Friendly and PDF

terça-feira, 12 de abril de 2011

Necessidades Especiais


Painel de fotografias no CAS
Definições:
A) Deficiência Mental e específica (DM):
Pessoas com padrão intelectual reduzido, consideravelmente abaixo da média normal. Também conhecidos excepcionais. È importante saber, a diferença entre doente mental e deficiente mental. O deficiente mental embora tenha problemas de comportamento, sua deficiência não foi causada por eles. O doente mental é aquele que rompe sua própria estrutura de vida através de uma doença geralmente psíquica, como psicopatia e esquizofrenia.
B) Síndrome de Down:
A que se caracteriza por retardo mental que varia de moderado a intenso, retardo de crescimento, orelhas pequenas e arredondadas, crânio pequeno e achatado em sentido ântero-posterior, mãos e pés largos, e vários tipos de alterações nos dedos das mãos e dos pés; mongolismo.
C) Síndrome de Asperger:
A Síndrome de Asperger é um transtorno de múltiplas funções do psiquismo com afetação principal na área do relacionamento interpessoal e no da comunicação, embora a fala seja relativamente normal, o pedantismo, o comportamento estereotipado e repetitivo e distúrbios motores. Iniciando na infância e com comprometimento no desenvolvimento além de serem fortemente relacionadas a maturação do SNC. Pode-se dizer também que desse grupo (Autismo Infantil, Autismo Atípico, a Síndrome de Rett e outros menos relevantes) a SA é o transtorno menos grave do continuum autístico.
D) Deficiência Auditiva:
Deficiência auditiva é considerada como a diferença existente entre a desempenho do indivíduo e a habilidade normal para a detecção sonora de acordo com padrões estabelecidos pela American National Standards Institute (ANSI - 1989).
Considera-se, em geral, que a audição normal corresponde à habilidade para detecção de sons até 20 dB N.A (decibéis, nível de audição).
E) Deficiência Visual:
É a falta do sentido da visão, seja parcial ou completa e é considerado deficiente visual o individuo que apresenta acuidade visual igual ou menor que 20/200 no melhor olho, após a melhor correção, ou campo visual inferior a 20º
F) Deficiência múltipla:
As pessoas portadoras de deficiência múltipla são aquelas afetadas em duas ou mais áreas, caracterizando uma associação entre diferentes deficiências, com possibilidades bastante amplas de combinações.
Exemplo, deficiência mental e física.
G) Deficiência Física:
É a disfunção ou interrupção dos movimentos de um ou mais membros: superiores, inferiores ou ambos e conforme o grau do comprometimento ou tipo de acometimento fala-se em paralisia ou paresia.
H) Paralisia Cerebral:
Desordem permanente, lesão ou disfunção do cérebro, mas não imutável o que exclui toda patologia oriunda do sistema nervoso ou musculatura em caráter progressivo, ainda reconhecendo a variação que a "incapacitação" motora pode sofrer;
I ) Autismo:
O autismo é uma anormalidade do desenvolvimento que se manifesta de maneira grave, aparece tipicamente entre o nascimento até os 18 meses; caracteriza-se por severos problemas de comunicação e na conduta por uma incapacidade de relacionar-se com as pessoas de maneira normal.
J) Dificuldades de Aprendizagem:
Dificuldade de Aprendizagem (DA) é um termo geral que se refere a um grupo heterogêneo de transtornos que se manifestam por dificuldades significativas na aquisição e uso da escuta, fala, leitura, escrita, raciocínio ou habilidades matemáticas. Esses transtornos são intrínsecos ao indivíduo, supondo-se devido à disfunção do sistema nervoso central, e podem ocorrer ao longo do ciclo vital.
K) Condutas Típicas:
Manifestações comportamentais típicas de portadores de síndromes e quadros psicológicos, neurológicos ou psiquiátricos que ocasionam atrasos no desenvolvimento da pessoa e prejuízos no relacionamento social, em grau que requeira atendimento educacional especializado. 
BIBLIOGRAFIA
Transtornos Invasivos do Desenvolvimento: 3o Milênio / Walter Camargos Jr.
Dicionário Barsa da Língua Portuguesa livro 2, pág. 966


Nenhum comentário:

Postar um comentário