"Compartilhando Experiências: Superando Desafios e Ampliando Horizontes"

Neste espaço, pode-se escrever as experiências boas e ruins como uma forma de compartilhar nossas dificuldades ao trabalharmos em um país onde as leis e decretos frequentemente não passam do papel. Quando criei este blog, meu objetivo era desabafar a frustração que sentia ao ver tantos alunos em Goiânia sem intérpretes de Libras devido ao descaso do governo. No entanto, logo percebi que poderia ir além e comecei a publicar textos de pessoas que nem conhecia, mas que gostei de ler. Acreditei que compartilhar esse material seria útil para outras pessoas em suas pesquisas. Surpreendentemente, meu blog teve um acesso significativo em pouco tempo, considerando que foi criado em abril de 2011. Gostaria de expressar meu agradecimento a todos que têm visitado este blog. Espero ter ajudado e contribuído de alguma forma. Se você tiver um texto para compartilhar, envie-me, pois eu o postarei, o que também será uma ajuda para mim. E-mail: regisneia@gmail.com

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terça-feira, 12 de abril de 2011

Necessidades Especiais


Painel de fotografias no CAS
Definições:
A) Deficiência Mental e específica (DM):
Pessoas com padrão intelectual reduzido, consideravelmente abaixo da média normal. Também conhecidos excepcionais. È importante saber, a diferença entre doente mental e deficiente mental. O deficiente mental embora tenha problemas de comportamento, sua deficiência não foi causada por eles. O doente mental é aquele que rompe sua própria estrutura de vida através de uma doença geralmente psíquica, como psicopatia e esquizofrenia.
B) Síndrome de Down:
A que se caracteriza por retardo mental que varia de moderado a intenso, retardo de crescimento, orelhas pequenas e arredondadas, crânio pequeno e achatado em sentido ântero-posterior, mãos e pés largos, e vários tipos de alterações nos dedos das mãos e dos pés; mongolismo.
C) Síndrome de Asperger:
A Síndrome de Asperger é um transtorno de múltiplas funções do psiquismo com afetação principal na área do relacionamento interpessoal e no da comunicação, embora a fala seja relativamente normal, o pedantismo, o comportamento estereotipado e repetitivo e distúrbios motores. Iniciando na infância e com comprometimento no desenvolvimento além de serem fortemente relacionadas a maturação do SNC. Pode-se dizer também que desse grupo (Autismo Infantil, Autismo Atípico, a Síndrome de Rett e outros menos relevantes) a SA é o transtorno menos grave do continuum autístico.
D) Deficiência Auditiva:
Deficiência auditiva é considerada como a diferença existente entre a desempenho do indivíduo e a habilidade normal para a detecção sonora de acordo com padrões estabelecidos pela American National Standards Institute (ANSI - 1989).
Considera-se, em geral, que a audição normal corresponde à habilidade para detecção de sons até 20 dB N.A (decibéis, nível de audição).
E) Deficiência Visual:
É a falta do sentido da visão, seja parcial ou completa e é considerado deficiente visual o individuo que apresenta acuidade visual igual ou menor que 20/200 no melhor olho, após a melhor correção, ou campo visual inferior a 20º
F) Deficiência múltipla:
As pessoas portadoras de deficiência múltipla são aquelas afetadas em duas ou mais áreas, caracterizando uma associação entre diferentes deficiências, com possibilidades bastante amplas de combinações.
Exemplo, deficiência mental e física.
G) Deficiência Física:
É a disfunção ou interrupção dos movimentos de um ou mais membros: superiores, inferiores ou ambos e conforme o grau do comprometimento ou tipo de acometimento fala-se em paralisia ou paresia.
H) Paralisia Cerebral:
Desordem permanente, lesão ou disfunção do cérebro, mas não imutável o que exclui toda patologia oriunda do sistema nervoso ou musculatura em caráter progressivo, ainda reconhecendo a variação que a "incapacitação" motora pode sofrer;
I ) Autismo:
O autismo é uma anormalidade do desenvolvimento que se manifesta de maneira grave, aparece tipicamente entre o nascimento até os 18 meses; caracteriza-se por severos problemas de comunicação e na conduta por uma incapacidade de relacionar-se com as pessoas de maneira normal.
J) Dificuldades de Aprendizagem:
Dificuldade de Aprendizagem (DA) é um termo geral que se refere a um grupo heterogêneo de transtornos que se manifestam por dificuldades significativas na aquisição e uso da escuta, fala, leitura, escrita, raciocínio ou habilidades matemáticas. Esses transtornos são intrínsecos ao indivíduo, supondo-se devido à disfunção do sistema nervoso central, e podem ocorrer ao longo do ciclo vital.
K) Condutas Típicas:
Manifestações comportamentais típicas de portadores de síndromes e quadros psicológicos, neurológicos ou psiquiátricos que ocasionam atrasos no desenvolvimento da pessoa e prejuízos no relacionamento social, em grau que requeira atendimento educacional especializado. 
BIBLIOGRAFIA
Transtornos Invasivos do Desenvolvimento: 3o Milênio / Walter Camargos Jr.
Dicionário Barsa da Língua Portuguesa livro 2, pág. 966