"Compartilhando Experiências: Superando Desafios e Ampliando Horizontes"

Neste espaço, pode-se escrever as experiências boas e ruins como uma forma de compartilhar nossas dificuldades ao trabalharmos em um país onde as leis e decretos frequentemente não passam do papel. Quando criei este blog, meu objetivo era desabafar a frustração que sentia ao ver tantos alunos em Goiânia sem intérpretes de Libras devido ao descaso do governo. No entanto, logo percebi que poderia ir além e comecei a publicar textos de pessoas que nem conhecia, mas que gostei de ler. Acreditei que compartilhar esse material seria útil para outras pessoas em suas pesquisas. Surpreendentemente, meu blog teve um acesso significativo em pouco tempo, considerando que foi criado em abril de 2011. Gostaria de expressar meu agradecimento a todos que têm visitado este blog. Espero ter ajudado e contribuído de alguma forma. Se você tiver um texto para compartilhar, envie-me, pois eu o postarei, o que também será uma ajuda para mim. E-mail: regisneia@gmail.com

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domingo, 3 de julho de 2011

Múltipla Deficiência: Novas Descobertas

Imagem Google desenho de crianças brincado de ciranda com garoto cadeirante
A múltipla deficiência é a expressão adotada para designar pessoas que têm mais de uma deficiência: auditiva ou visual (ou ambas) associada a outras deficiências (intelectual e/ou física), como também a distúrbios (neurológico, emocional, de linguagem, fala e desenvolvimento global) que podem prejudicar o desenvolvimento específico educacional, social, emocional, e dificultar, em maior ou menor grau, a sua autossuficiência, de acordo com  suas potencialidades e possibilidades. É uma condição heterogênea que identifica diferentes grupos de pessoas, revelando associações diversas  de deficiências que podem prejudicar, mais ou menos intensamente, o funcionamento individual e o seu relacionamento social. (Fonte: www.agapasm.com.br/multideficiencia.asp, apud REVISTA CIRANDA DA INCLUSÃO, 2010).
As pessoas com deficiências múltiplas podem apresentar:
  • surdez com deficiência intelectual;
  • surdez com distúrbios neorológicos, emocionais;
  • surdez com deficiência física (leve ou severa);
  • baixa visão com deficiência intelectual;
  • baixa visão com distúrbios neorológicos, emocionais, de linguagem e de conduta;
  • baixa visão com deficiência física (leve ou severa);
  • cegueira com deficiência física (leve ou severa); e
  • deficiência física com deficiência intelectual.
Os alunos com múltiplas deficiências podem:
  • aprender as habilidades em um ritmo diferenciado dos demais alunos;
  • esquecer habilidades que não são praticadas;
  • apresentar mais dificuldade em generalizar habilidades aprendidas separadamente do que os demais aluno;
  • necessitar de instruções mais organizadas e sistematizadas; e
  • apresentar necessidade de ter alguém para mediar seu contato com o meio que o rodeia.
Principais Adaptações Educacionais Necessárias:
O posicionamento e manejo apropriado é importante porque previne dores e complicações na postura, e necessário posicionar o aluno de forma que ele possa enxergar, ouvir, alcançar os objetos e movimentar-se com maior independência possível em sua atividades.
Procurar ensiná-lo que há escolhas, assim diminui o grau de dependência. Para tanto, é preciso proporcionar espaço para que ele possa se manifestar, demonstrando o que quer. Lembre-se que a comunicação é uma necessidade de todos os seres humanos, e pode ser um processo meio complexo para aquelas pessoas que, por dificuldades motoras ou sensoriais, não conseguem expressar suas necessidades, como fome, sede ou sentimentos, então, fique atento a formas que podem facilitar linguagem  no dia-a-dia desse aluno. Aprendam a planejar incluindo aspectos simples como: ir ao banheiro, escovar os dentes, utilizar o material escolar, entre outras coisas que pertencem a sua rotina. Oportunidades de aprendizagem centradas em experiências da vida real e não se esqueçam de organizar a estrutura do ambiente que irá receber esse aluno. (Revista Ciranda da Inclusão).
Processo de Aprendizagem:
Uma condição de dia-a-dia em sala de aula é oferecer estímulos e experiências de comunicação. Esse aluno precisa experimentar situações para que possa se desenvolver e ampliar sua compreensão de mundo. Sempre nos deparamos com alguns obstáculos que podem comprometer o aprendizado desse aluno, então, é preciso proporcionar, por meio de atividades comuns da vida diária, experiências essenciais significativas, para o desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem de novos conceitos. Os objetos que o aluno irá manipular precisam estar localizados dentro do seu campo de visão e de fácil acesso, para proporcionar maior autonomia possível.  O professor deve fazer um levantamento prévio, para depois organizar um planejamento funcional para este aluno. 

Referência:
Revista Ciranda da Inclusão, São Paulo, 2010.