"Compartilhando Experiências: Superando Desafios e Ampliando Horizontes"

Neste espaço, pode-se escrever as experiências boas e ruins como uma forma de compartilhar nossas dificuldades ao trabalharmos em um país onde as leis e decretos frequentemente não passam do papel. Quando criei este blog, meu objetivo era desabafar a frustração que sentia ao ver tantos alunos em Goiânia sem intérpretes de Libras devido ao descaso do governo. No entanto, logo percebi que poderia ir além e comecei a publicar textos de pessoas que nem conhecia, mas que gostei de ler. Acreditei que compartilhar esse material seria útil para outras pessoas em suas pesquisas. Surpreendentemente, meu blog teve um acesso significativo em pouco tempo, considerando que foi criado em abril de 2011. Gostaria de expressar meu agradecimento a todos que têm visitado este blog. Espero ter ajudado e contribuído de alguma forma. Se você tiver um texto para compartilhar, envie-me, pois eu o postarei, o que também será uma ajuda para mim. E-mail: regisneia@gmail.com

Tradizir página

Adicionar aos Favoritos

Imprimir ou Salvar em PDF

Print Friendly and PDF

domingo, 1 de maio de 2011

Plano de aula/prolibras

Imagem do Google Trabalho em Equipe
Os graduandos do Curso de Letras Libras da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), do pólo IFG (Instituto Federal de Goiás), tiveram a iniciativa de preparar um curso que auxiliará os cursistas do Prolibras tanto na prova objetiva quanto na prova prática, e no intuito de contribuir com eles eu postarei alguns planos de aulas para aqueles que vão fazer a prova prática para instrutor de Libras.
***
"Atenção alunos do prolibras, a 2ª parte está na postagem do dia 13 de fevereiro de 2012, para acessar é só pesquisar neste blog usando a palavra chave: PROLIBRAS". 
***
Conteúdo - Numerais (Libras)
Objetivo - O aluno precisa compreender a diferença de números quando utilizados para enumerar pessoas, somar, contar unidades, diferenciar o 1(um)  de 1º(primeiro), pois em seu dia-a-dia tanto na escrita em português quanto em um diálogo existem essas diferenças.
Metodologia - Em todos os momentos utiliza-se números em nosso dia-a-dia. Todas as disciplinas têm incorporadas de uma forma ou de outra a matemática, para tanto será utilizada a metodologia de associação de figuras com animais e números cardinais para melhor fixação, ao mesmo tempo em que estiver trabalhando a disciplina de Ciências. Será desenvolvida a disciplina Português através de fichas com palavras e contagem das letras que compõe a palavra ofertada. A disciplina Geografia será explorada no conteúdo do Senso brasileiro, sendo que o aluno irá adiquir a informação e ao mesmo tempo apreender os números. Trabalhar-se-a uma das quatro operações da matemática em questão a de adição por meio de perguntas e respostas utilizando como exemplo as frutas. 
Recursos - Será utilizado cartaz e fichas.
Avaliação - Os alunos serão avaliados através de participação e atividades com questões objetivas.
****
Contúdos - Formalidade e Informalidade 
Objetivo - Ensinar os alunos como se vestir para ir em qualquer lugar.
Metodologia - Apresentar o diálogo ensinando as diferenças, níveis de formalidade e informalidade.
Recurso - Apresentação em libras, quadro e giz.
Avaliação - Participação dos alunos e perguntas sobre informalidade no dia-a-dia e informalidade.
****
Conteúdo - Advérbio de tempo
Objetivo - Ensinar aos alunos as diferenças do advérbio de tempo (passado, presente e futuro).
Metodologia - Apresentar exemplos e também histórias explicando as diferenças nos diálogos.
Recurso - Apresentação, quadro e giz.
Avaliação - Participação dos alunos.
****
Conteúdo - Classificadores predicativos
Objetivos - Compreender o que são Classificadores Predicativos e sua aplicação para pessoas, animais e coisas.
Metodologia - Explicar cada classificador e os contextos utilizados. Em seguida contar as história da Chapeuzinho Vermelho para que os alunos percebam os classificadores empregados.
Recurso - Contação de história, gravuras de pessoas, animais e coisas.
Avaiação - Cada aluno deverá contar uma breve história usando classificador.
****
Conteúdo - Tipos de Negação
Objetivo - Instigar os alunos a compreenderem os tipos de negação em libras.
Metodologia - Aula expositiva trabalhando os tipos de negação em diferentes frases.
Recurso - Uso de fichas demonstrativas de sinais diversos (QUERER-NÃO, GOSTAR-NÃO, TER-NÃO,PODER-NÃO), e apresentação de imagens de frutas.
Avaliação - Avaliará a compreensão dos alunos quanto ao uso de negação em libras.
****
Conteúdo - Comparativo, superioridade, inferioridade e igualdade.
Objetivo - Apresentar os sinais dos termos comparativos identificando dentro do contexto.
Metodologia - Usar exemplos de família para contextualizar o conteúdo proposto. Aula expositiva dialogada fazendo uso de fotos de pessoas da família para melhor aprendizagem da turma.
Recurso - Fotografia de pessoas da família.
Avaliação - Compreensão, participação e envolvimento.
***
Nota: Esses planos de aulas tiveram a orientação da professora Núbia Faria, e os textos acima escritos foram feitos pelas alunas: Ednéia, Elivânia, Hermenegilda, Luciene, Raquel em ordem alfabética, um está sem assinatura. As aulas foram realizadas com duração de quatro dias e agradecemos todo empenho dos organizadores: Karime Chaibue, Maricia Matias, Núbia Guimarães, Rennon Franklin, Thatita Costa, Thiago Cardoso.